Sobre o Rio Paraguaçu
O Rio Paraguaçu é o maior Rio genuinamente baiano, tem um percurso de mais 600 km, e passa por 23 cidades. Nasce no morro do Ouro, na serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segue em direção norte passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e até cerca de 5 quilômetros a jusante da cidade de Andaraí, quando recebe o rio Santo Antônio.
É ele que abastece a Barragem da Pedra do Cavalo, responsável por 60{dd5a37ff90d571b02fa5cb104ac4647bf7344d2642d78478d91e09c18af95e70} da água que chega não região metropolitana de Salvador.
Travessia do Rio Paraguaçu
É possível atravessar o rio andando, a água fica acima do joelho para uma pessoa mediana, mas também é possível atravessar de barco pagando uma pequena taxa.
Nova Redenção
Em 1989 foi desmembrada do município de Andaraí, e criado o município de Nova Redenção. Território primitivamente habitado por indígenas cariris, datando o descobrimento daquelas terras de 1845 ou 1846. Sua colonização deveu-se ao ciclo dos minérios que atraiu garimpeiros para região.
Foi um momento de muita expectativa e alegria contemplar a beleza do rio, tocar nas suas águas e sentir a atmosfera da sua paz. Mas um fato inesperado foi o que mais me marcou nesse encontro com o Rio Paraguaçu. Várias “nuvens” de borboletas verdes, amarelas e pretas sobrevoando e pousando as margens do rio.
Encontro com as borboletas no Rio Paraguaçu
No dia 24 de março de 2020, o nosso grupo saiu em uma excursão para visitar o Poço Azul no município de Nova Redenção que fica à 80 km da cidade de Mucugê. Na chegada tivemos que parar para deixar os veículos e atravessar o Rio Paraguaçu.
Isso me remeteu as lembranças do meu tempo de criança, quando chovia as estradas de terras no sertão da Bahia costumavam se alagar com pequenos poços de água, onde se propiciava esse tipo de fenômeno. Quando estiver em Mucugê ou no parque da Chapada Diamantina, não perca a oportunidade de visitar o Rio Paraguaçu, e quem sabe você também terá a sorte de ter um encontro mágico com as borboletas.
Fonte de referência: Wikipedia