Minha experiência na Campus Party de São Paulo

Neste artigo quero compartilhar com vocês a minha experiência na participação da 11ª edição do evento da Campus Party em São Paulo (#CPBR11), que aconteceu entre os dias 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2018. 

O que é Campus Party

A Campus Party Brasil é o principal acontecimento tecnológico realizado anualmente no Brasil (Wikipedia). Nele são tratados os mais diversos temas relacionados à Internet, reunindo um grande número de comunidades e usuários da rede mundial de computadores envolvidos com tecnologia e cultura digital. As edições já realizadas no Brasil ocorreram a partir de 2008 até 2018 nas cidades de São Paulo, Natal, Bahia, Brasília, Pato Branco, Minas Gerais e Recife.

Campus Party São Paulo #CPBR11

Como participar da Campus Party

Com um visual moderno e bastante organizado, o site da Campus Party tem tudo que o campuseiro precisa para se manter informado sobre as edições dos eventos, agendas, palestrantes, programas, conteúdos e muito mais. Você também pode fazer o download do APP oficial da Campus Party Brasil para as plataformas Apple e Android.

Tipos de Ingresso

Os ingressos adquiridos no site Campuse.ro são, válidos para todos os dias de evento com entrada e saída permitida durante 24 horas, se portando credencial. Há dois tipos de ingresso, com camping e sem camping. Se você comprar o ingresso do tipo camping, terá direito a uma barraca para alojamento (daí o nome Campus Party), dessa forma você economiza despesas com transporte e estadia. Existe um programa destinado a Caravanas que oferece alguns benefícios de descontos, veja na programação do evento.

Camping

Área de acampamento dos campuseiros
Área de acampamento dos campuseiros

Área destinada somente para campuseiros credenciados, com acesso as barracas individuais e duplas, além das duchas para banho. O espaço de camping também oferece uma ativação especial chamada Lounge Wellness para cuidados com a saúde e bem-estar.

Open campus – Atividades gratuitas

Open campus  - Palco Startups & Makers
Open campus – Palco Startups & Makers

Essa é uma área com acesso livre para visitantes e campuseiros. Nesta área você encontra drones, simuladores, espaço fazedores (ambiente voltado para o universo maker), espaço Educação do Futuro, estandes de patrocinadores/parceiros e apresentações dos programas Campus Future e Startup & Makers.

Arenas

Arena com  bancadas  para uso de computadores
Arena com bancadas para uso de computadores

Espaço pago do evento. É permitida a entrada de computadores, notebooks e casemods. Local repleto de bancadas para o acesso à internet de alta velocidade, espaço freeplay com campeonatos gamers, 4 palcos e 2 workshops com palestrantes nacionais e internacionais, ativações de patrocinadores, piscina atlética, hackathons (maratona hacker) e desafios com premiações.

Minha Experiência na Campus Party

Marcos Domicio - Campus Party São Paulo
Marcos Domicio

Vinte anos atrás abracei um grande desafio, fundei uma empresa com foco em treinamentos de pessoas e serviços de TI, a cidade de Paramirim, Bahia. Nessa época a minha cidade tinha menos de 10 computadores e não havia internet. Convencer as pessoas da importância de fazer cursos era como plantar uma semente no deserto. Por muitos anos me sentia como um visionário solitário trilhando uma estrada na contramão.

Quando olho para a Campus Party consigo enxergar muitas coisas boas do que eu esperava há 20 anos atrás. É maravilhoso ver pessoas de diversos lugares do Brasil viajando milhares de quilômetros, não para assistir um jogo de futebol, mas sim para participar de palestras, compartilhar conhecimentos, descobrir coisas novas, e estar próximo das tecnologias que vão mudar o mundo nas próximas décadas.

Aproveitando a oportunidade

No início do ano, meus pais me convidaram para acompanhá-los em uma viagem pelas cidades de São Paulo, Curitiba, Foz do Iguaçu e Balneário de Camboriú. Imagine o tamanho da minha felicidade com tal notícia. Era a oportunidade perfeita para evoluir a minha experiência fotográfica. Um cardápio completo para curtir turismo, cultura, entretenimento, e claro, participar da Campus Party!

Convidando um amigo

Luciano Marques curtindo o Mustang no stand da Ford
Luciano Marques curtindo o Mustang no stand da Ford

A campus Paty é um lugar perfeito para networking, fazer novas amizades e conhecer pessoas interessantes. Para embarcar nessa aventura, convidei meu amigo Luciano Marques. A gente tem muita afinidade com assuntos sobre tecnologias, ciências e games.

Nossa camiseta personalizada

Ninguém nunca sabe quando a TV vai aparecer! Pensando em melhorar o nosso referencial, crie uma camiseta personalizada dos Cursos Insofti para o nosso uso.

Camiseta Cursos Insofti na Campus Party
Camiseta Cursos Insofti na Campus Party

O que levar para Campus

  • Documentos RG ou CPF (é necessário para fazer o credenciamento);
  • Notebook ou desktop (a internet gratuita é via cabo, você também pode levar um roteador, não esqueça do antivírus);
  • Squeeze: há bebedouros onde dá para reabastecer as garrafinhas;
  • Cabo USB de todos os tipos: você nunca sabe quando vai precisar;
  • Carregadores de câmeras e celulares: afinal, ficar incomunicável ou sem poder tirar fotos do evento vai ser ruim;
  • Adaptador para o padrão brasileiro de tomadas: nessa edição os organizadores adotaram o novo padrão;
  • Dinheiro vivo: você pode precisar para o táxi ou para usar na praça de alimentação, já que nem todas aceitam cartão.

Parque Anhembi

Parque Anhembi
Anhembi – Entrada da Campus Party

O Parque Anhembi é o local onde aconteceu o evento da Campus Party 2018, ele fica localizado na Av. Olavo Fontoura, nº 1.209 – São Paulo (veja o mapa). O Parque Anhembi é um complexo destinado às feiras de negócios, exposições, convenções e grandes eventos esportivos e culturais da cidade de São Paulo. É considerado um importante polo do turismo de negócios de proporções nacional e internacional. Em 2015, foi o local da maior competição de educação profissional do mundo, a World Skills. Conheça o Anhembi.

Credenciamento e Check-in

Assim que cheguei, encontrei uma fila com muitas pessoas comprando seus ingressos. Como já tinha comprado o meu pelo site, fui direto para o check-in.  Um grupo de voluntários faziam a vistoria dos dados, e para minha surpresa, a cidade de Paramirim não constava no registro de cidades do sistema. Tive que aguardar alguns minutos até resolverem isso. Nas demais coisas, tudo tranquilo. Por fim, cadastraram minha biometria e meus equipamentos, recebi meu cartão de identificação, e um brinde de uma sacola e um copo personalizado do evento, que sem dúvida foram muito úteis.

Palcos e Palestrantes

Palco FeeltheFuture
Palco FeeltheFuture

Vários Palestrantes nacionais e internacionais estiveram no Palco FeeltheFuture para falar sobre temas como: neurorevolução, Hackeando a vida, Revolução Blockchain, Fronteiras Emergentes, Admirável Mundo Nano, O segredo dos programadores, Criptomoedas, Humanidade é inovação etc.

Oficinas e Workshop

Workshop Hackathon
Workshop Hackathon

Na programação constavam mais de 200 workshops, incluindo temas sobre robótica, drones, educação, impressão 3D, LOT, games, costura, arduíno, blockchain, design, programação etc.

Games e Entretenimento

Academia Gamer - Campus Party São Paulo
Academia Gamer

Agora compreendo porque este evento atrai milhares de gamomaníacos de diversos lugares. A Campus Party conta com uma programação extensiva nas áreas de Game e entretenimento, como:  Torneios de “Dragon Ball Z”, “Counter Strike”, “Just Dance”, “Gwent” “FreePlay! e muitos outros, além de um concurso de narração de jogos de e Sports e uma mesa redonda com jogadores profissionais.

Os computadores mais bonitos da Campus Party

Computador Casemods - Campus Party São Paulo
Computador Casemods

Bem-vindo ao paraíso dos PCs modificados e personalizados para jogos. A maioria dos estandes de hardware para computadores Casemods usa hardware robusto com painéis de leds criativos incríveis para atrair os transeuntes, e certamente funciona em mim. Aqui estão as fotos dos computadores que mais me chamou a atenção durante o evento Campus Party de 2018. 

Transporte Campuseiro

A Campus Party disponibilizou transporte gratuito com ônibus e van adaptada. Eles fizeram o percurso da rua Marechal Odylio Denys, número 138 (Estação Portuguesa/Tietê do Metrô/Linha 1 – Azul) até o Pavilhão de Exposições do Anhembi. Eu utilizei o ônibus algumas vezes, são confortáveis e estavam disponíveis de hora em hora.

Alimentação

Você não vai morrer de fome, tem restaurante e muito fast-food, apesar do preço ser bem salgadinho. Mas tem outras opções mais econômicas como café gratuito (somente café), e comida instantânea.

Conclusão

Foi a primeira vez que presenciei uma diversidade tão grande de pessoas em um só lugar. Estudantes, educadores, cientistas, nerds, jornalistas e uma quantidade de mulheres impressionante. Gente de todas as idades e todas as tribos interessadas no mesmo assunto: O conhecimento. Valeu a pena ter viajado 1400 km para estar aqui, valeu cada minuto. A #CPBR11 foi o máximo! Agora eu tenho certeza que eu virei campuseiro. Até a próxima

Cartão de lembrança da #CPBR11
Cartão de lembrança da #CPBR11
Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha