O Antiquário de Paramirim

Tenho uma boa notícia para vocês que amam objetos antigos. Recentemente criei um grupo no Facebook para promover a divulgação de artefatos e peças antigas da cidade de Paramirim e região da Chapada Diamantina.

A paixão pelo mundo da antiguidade é um sentimento poderoso.  Quem não gostaria de encontrar um belo tesouro escondido nas montanhas, um artefato raro perdido no tempo ou até mesmo decifrar os mistérios de um velho manuscrito?  Tudo isso pode parecer um delírio de um sonhador aventureiro, mas, não para os caçadores de relíquias.

A ciência de dados é uma poderosa ferramenta que nos permitem minerar informações simplesmente cruzando pesquisas pela internet.  Mas o fato é que nem tudo está catalogado, e a maioria dos objetos antigos, continuam desaparecidos ou quase extintos.  Acha-los vai depender muito mais de um trabalho coletivo, do que dormir na biblioteca.

De que forma um grupo no Facebook pode ser útil? Primeiro na aproximação de pessoas com interesses em comuns. Seja com proposta de pesquisa, exposição, venda, compra ou doação.  Segundo, é muito mais promissor e inspirador participar de uma feira virtual onde pode se encontrar desde quinquilharias antigas até objetos de considerável valor.

Que tipos de objetos antigos estamos falando? Praticamente de todos! Desde uma fotografia, mapa, moedas, livros, quadros, peça de automóveis, roupas, móveis e por aí vai.

Uma pergunta muito comum para esse tipo de coisa é, por que as pessoas gostariam de desafazer de um objeto antigo? Por muitas razões, por dinheiro, por falta de espaço, por falta de significado, por saber que aquilo pode ser mais útil nas mãos de outras pessoas etc.

Quem pode participar do grupo? Todas as pessoas que se interessam por temas de objetos antigos. O grupo é privado e não permite compartilhamento público. Você pode compartilhar fotos, vídeos, perguntas, lendas, histórias e curiosidades. Sempre lembrando de colocar o máximo de referência possível sobre aquilo que está postando, como local, cidade, ano, autor, proprietário, marca etc.

Para participar do Grupo acesse aqui: O Antiquário de Paramirim

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha