/* */

A beleza do Rio Paraguaçu na Chapada Diamantina

Sobre o Rio Paraguaçu

O Rio Paraguaçu é o maior Rio genuinamente baiano, tem um percurso de mais 600 km, e passa por 23 cidades. Nasce no morro do Ouro, na serra do Cocal, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segue em direção norte passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e até cerca de 5 quilômetros a jusante da cidade de Andaraí, quando recebe o rio Santo Antônio.

É ele que abastece a Barragem da Pedra do Cavalo, responsável por 60% da água que chega não região metropolitana de Salvador.

Rio Paraguaçu - Chapada Diamantina
As margens do Rio Paraguaçu, Nova Redenção

Travessia do Rio Paraguaçu

É possível atravessar o rio andando, a água fica acima do joelho para uma pessoa mediana, mas também é possível atravessar de barco pagando uma pequena taxa.

Atravessando o Rio Paraguaçu de barco
Ney Bike, nosso guia de turismo da cidade de Mucugê
Atravessando o Rio Paraguaçu
Atravessando o Rio Paraguaçu

Nova Redenção

Em 1989 foi desmembrada do município de Andaraí, e criado o município de Nova Redenção. Território primitivamente habitado por indígenas cariris, datando o descobrimento daquelas terras de 1845 ou 1846. Sua colonização deveu-se ao ciclo dos minérios que atraiu garimpeiros para região.

Rio Paraguaçu - Nova Redenção
Rio Paraguaçu – Nova Redenção

Foi um momento de muita expectativa e alegria contemplar a beleza do rio, tocar nas suas águas e sentir a atmosfera da sua paz. Mas um fato inesperado foi o que mais me marcou nesse encontro com o Rio Paraguaçu. Várias “nuvens” de borboletas verdes, amarelas e pretas sobrevoando e pousando as margens do rio.

Família – Turistas de cidade Paramirim

Encontro com as borboletas no Rio Paraguaçu

No dia 24 de março de 2020, o nosso grupo saiu em uma excursão para visitar o Poço Azul no município de Nova Redenção que fica à 80 km da cidade de Mucugê. Na chegada tivemos que parar para deixar os veículos e atravessar o Rio Paraguaçu.

Marcos Domicio e as borboletas no Rio Paraguaçu
Marcos Domicio e as borboletas no Rio Paraguaçu

Isso me remeteu as lembranças do meu tempo de criança, quando chovia as estradas de terras no sertão da Bahia costumavam se alagar com pequenos poços de água, onde se propiciava esse tipo de fenômeno. Quando estiver em Mucugê ou no parque da Chapada Diamantina, não perca a oportunidade de visitar o Rio Paraguaçu, e quem sabe você também terá a sorte de ter um encontro mágico com as borboletas.

Fenômeno Panapaná na Chapada Diamantina

Fonte de referência: Wikipedia

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha