/* */

Conheça o Balneário do Rio Paramirim

No dia primeiro de setembro fui visitar o Rio Paramirim para apreciar o volume de água que o mesmo estava recebendo em decorrência da abertura de uma das comportas da Barragem do Zabumbão. Maravilhado pela sua beleza, decidi escrever este pequeno artigo sobre o principal cartão-postal da cidade de Paramirim.

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica e histórica.

Açude do Rio Paramirim
Açude do Rio Paramirim

Nascente do Rio Paramirim

O Rio Paramirim nasce nos contrafortes das Serras das Almas, Preto e Pau Amarelo, pertencentes ao complexo geomorfológico da Chapada Diamantina, a uma altitude aproximada de 1.000 a 1.600 metros em relação ao nível do mar (SRH-BA, 2000). Suas cabeceiras localizam-se nos municípios de Paramirim, Érico Cardoso e Caturama, com área de 21.952 km². Desemboca na margem direita do Baixo-Médio São Francisco em território pertencente ao Município de Morpará.

Piscina do Balneário Rio Paramirim
Piscina do Balneário

Municípios Banhados pelo Rio Paramirim

Ao longo do seu curso, o Rio Paramirim corta os municípios de: Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Morpará, servindo entre alguns deles de marco divisório natural. Banha as cidades de Érico Cardoso, Paramirim e Caturama (Margem esquerda), Rio do Pires e Ibipitanga (Margem Direita), todos descendo o seu itinerário.

Balneário do Rio Paramirim
Açude do Rio Paramirim

Açudes do Rio Paramirim

Ao longo do seu curso, as águas do Paramirim são represadas por numerosos açudes de madeira, formando pequenos lagos que favorecem a irrigação das terras laterais ao rio.

Balneário do Rio Paramirim
Parte inferior do Balneário

Economia

O rio Paramirim tem uma grande importância no desenvolvimento econômico da região. Por causa da sua localização no semiárido nordestino, ele é uma das poucas fontes de água potável para uma grande quantidade de pessoas. Representa um braço forte para exploração das terras, alavancando a agricultura e a pecuária.

Balneário do Rio Paramirim
Parte superior do Balneário

Sua importância se ressalta ao longo dos anos, como um sustentáculo à agricultura e uma garantia para fixação do homem ao seu habitat natural.

Turismo

Em diversos destinos turísticos os recursos hídricos ainda são os principais elementos de potencialidade e atração turística. O Balneário do Rio Paramirim é um deles.

Peixe Frito servido no Rio Paramirim
No Rio Paramirim você encontra várias comidas típicas, entre elas o popular peixe frito

O que está disponível no Balneário do Rio Paramirim

  • Área de esporte para jogos de vôlei
  • Barracas e Restaurantes
  • Piscina natural para Banhistas
  • Estacionamento público
  • Banheiro público
  • Passarela

Quando estiver em Paramirim, não deixe de visitar o Balneário do Rio Paramirim para desfrutar desse inigualável paraíso natural.

Foto aérea do Balneário do Rio Paramirim
Balneário do Rio Paramirim – Foto: Beto Silva
Balneário Rio Paramirim

Links de referência

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha