Escalando o Morro da Estrela de Paramirim

Infográfico Trilha Morro da Estrela Paramirim

Bem próximo dos 76, ainda me considero meio maluco, um tanto destemido e por demais inconsequente pelos desafios que enfrento, alguns deles para dar asas ao meu bel prazer de sair do trivial. Mas se eu disser que neste patamar da vida ontem escalei o Morro da Estrela, poucos vão acreditar. Acreditem ou não, isso não importa. A verdade é que caindo e levantando subi e desci a serra para mostrar que ainda tenho pernas e fôlego para fazer alguma coisa e depois dizer que dei conta do recado.

Assim foi a aventura…

A escalada teve início às cinco e cinquenta da manhã, sem contar os preparativos da viagem na noite anterior. De carro até a entrada da Barragem do Zabumbão de onde começamos o percurso de 51 minutos serra a cima até alcançar uma altitude de 805 metros. Parece pouco, mais não é, pelas dificuldades de acesso, seguindo uma trilha bastante sinuosa com perigo a cada passo.

Morro da Estrela

Morro da Estrela - Paramirim, Bahia
Morro da Estrela – Paramirim, Bahia

Aspirar o ar puro da manhã, sentir o cheiro da relva molhada, suar a camisa sem o concurso das picuinhas do convívio urbano, sempre considerei uma boa pedida. Nada melhor do que num domingo ensolarado, tomar duas doses desse elixir, ótimo para combater a ociosidade e preencher o seu tempo em estreito contato com a natureza. Ainda mais quando se faz na companhia de gente da gente, amigos, familiares, pessoas que nos ajudam a crescer, sentir mais soltas pelo prisma da receptividade e da descontração.

Trilha do Morro da Estrela

Barragem do Zabumbão - Paramirim
Vista da Barragem do Zabumbão

Assim, aconteceu nesse último domingo de abril (28), dia consagrado à educação. Quando em convescote, resolvemos visitar o Morro da Estrela, um dos pontos mais altos do relevo de Paramirim, não só para espichar as pernas nem tão pouco matar o tempo, mas, sobretudo, fazer aquilo que poucos costumam fazer, valorizar o lado natural das coisas, viver intensamente os aspectos do nosso meio ambiente, conhecer os nossos pontos turísticos, sair do comodismo da cidade para um belo passeio no campo a fim de sentirmos as alegrias e o bem estar que estão à nossa frente e que muitas vezes receamos experimentar.

Morro da Estrela - Paramirim
Vale da cidade de Paramirim – Morro da Estrela

Nada mais que 805 metros de altura, olha que a nossa cidade está a pouco mais 620m, para descortinar um baixio até se perder de vista, como diz o sertanejo, até onde os nossos olhos alcançam. Isso tudo, sem se falar numa saborosa farofa de galinha caipira e carne de sol, estendida na toalha. Um verdadeiro Self-service ao ar livre, irrigado de frutas e outras guloseimas.

Mas não é somente isso. Além do abraço cordial da natureza, o Morro da Estrela, símbolo de nossa paisagem ecológica, é um dos pilares da barragem do Zabumbão debruçado sobre a estrada de Água Quente. Um lugar por onde desponta a lua, as estrelas e o astro-rei do nosso universo. Um mirante de onde se enxerga em escala maior toda a exuberância do Vale do Paramirim, o seu rio, as suas plantações, enfim, o rastro da civilização que no seu colo se instalou de forma definitiva e promissora, tudo isso sob o olhar contemplativo da cruz de Cristo ali fincada como marca maior do Cristianismo ao lado da qual uma placa em homenagem póstuma ao jovem Helton Igor de Oliveira, cuja família preserva o local como espaço sagrado.

Trilha Morro da Estrela Paramirim
Paisagem do Vale do Paramirim coberto pelo verde

Não seria justo falar do bom esquecendo o ruim, bem dizer as conquistas esquecendo os percalços. A nossa escalada de ontem foi também uma prova de resistência, pra se medir como estão as energias, ver as reservas de combustível para outros desafios, quem sabe mais emocionante e com mais obstáculos. Que foi fácil, não foi. Divertido, sim. Oxalá que outros venham fazê-lo. Não foram os tombos nem as quedas que vão me tirar de campo. Enquanto houver café no bule, haveremos de servir, apesar dos pesares. Jamais poderia encerrar a minha carreira sem me submeter a essa prova. Enquanto outros lá fora estão a descer os degraus de ruidosos caminhos, aqui vamos nós, sem foguete e sem baderna, subindo e descendo serras como diletos amigos da natureza. Texto feito por Domingos Belarmino.

Piquenique no Morro da Estrela

Grupo de aventureiros fazendo um  piquenique no Morro da Estrela
Grupo de aventureiros fazendo um piquenique

Lugares para ver

No mirante do Morro da Estrela, você vai poder contemplar o vale e o horizonte de Paramirim, além dos principais pontos turísticos da cidade. Veja quais são:

Barragem do Zabumbão

Barragem do Zabumbão

Cruzeiro do Morro da Estrela

Cruzeiro do Morro da Estrela

Balneário Rio Paramirim

Balneário Rio Paramirim

Lagoa de Paramirim

Lagoa de Paramirim

Serra do Cruzeiro

Serra do Cruzeiro de Paramirim

Grupo de Aventureiros de Paramirim

Grupo de Aventureiros de Paramirim
  • Marcos Domicio
  • Domingos Belarmino
  • Valdinéia Rosa
  • André Lopes
  • Camila Graziela
  • Marizete Castro
  • Elaine Marques
  • Mauro Sergio
  • Juliana Souza

Autor do texto: Professor Domingos

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha