/* */

Trilha no Morro de Chapéu em Paramirim

Infográfico do Morro de Chapéu - Caraíbas, Paramirim
Infográfico

O Morro de chapéu está localizado a 3,5 Km da comunidade de Caraíbas.  Se destaca pela sua grande altitude de 966 m, uma das mais altas da região. Pode de lá avistar todo vale da região de Caraíbas. Outra atração do lugar são suas formações rochosas, entre elas estão a cabeça de gorila, a pedra de duas cabeças de animais, uma cabeça de macaco e a outra de leão. É um lugar perfeito para contemplar a natureza, fazer um piquenique e registrar boas fotografias.

Subindo a Montanha

A caminhada para a trilha começa na comunidade de Caraíbas (ver mapas e instruções de direção). Seguindo pela direção leste, vamos andar por uma estrada de terra, passando por algumas propriedades até chegar na Lagoa de Caraíbas, neste ponto já podemos ter uma visão da serra do Morro de Chapéu.

Lagoa de Caraíbas
A primeira visão do Morro de Chapéu

Vegetação da Caatinga

No início da subida a vegetação da caatinga vai ser o principal cenário que vamos contemplar.

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, ocupando, aproximadamente, uma área de 734.478 km2, que corresponde cerca de 70% da Região Nordeste e 11% do território nacional. O nome “Caatinga” possui origem tupi-guarani e significa “floresta branca”.

Fique atento quando for tocar em arbustos e plantas para não se ferir. Cactus, urtiga e cansanção são muito comuns nesta trilha.

Vegetação da Caatinga

Escalando a rocha

A poucos metros do topo fica o trecho mais difícil da subida. É um rochedo inclinado e bastante íngreme, onde você vai ter que subir com muita calma para não deslizar. Não estranhe se você se sentir como uma lagartixa. De qualquer forma é bom ter um colega que lhe ajude atravessar esse trecho.

Marcos Domicio e João Luiz escalando um paredão

Os mirantes do Morro de Chapéu

Quando você estiver no topo da montanha, a visão do lugar vai compensar todos os esforços. Sem dúvida a principal atratividade da Trilha do Morro de Chapéu, é poder contemplar o vale de uma altura de quase 1000 m através dos seus mirantes. Tem para todos os níveis de coragem, mas não se preocupe, a maioria deles estão acessíveis sem precisar se expor ao perigo. Para ver dicas de lugares, acesse o nosso mapa.

Mirante do Morro de Chapéu
Comunidade de Caraíbas
Vale da comunidade de Caraíbas
Vale de Caraíbas, Paramirim

Rochas com formas de animais

Se prepare para ficar fascinado com as rochas que semelham com formas de animais. Entre as principais estão, a pedra do gorila, pedra de duas cabelas, pedra do urubu e pedra do cavalo.

Morro de Chapéu
Pedra do Gorila
Pedra de duas cabeças

Um lugar especial para um piquenique

Fazer um piquenique no alto da montanha tem outro sabor. Batizada com o nome de Cabine da Carreta por João Luíz, é o lugar perfeito para fazer uma refeição com os amigos enquanto aprecia a magia do vale.

Hora de comemorar a nossa vitória fazendo uma boquinha

Paramirim tem turismo de aventura

Mas afinal, o que é turismo de aventura?

Muita gente associa esse conceito a algo perigoso ou a atividades muito radicais, mas praticar turismo de aventura é como praticar esportes, normalmente na natureza, mas apenas por diversão.

O Ministério do Turismo define a atividade como:

”Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.”

Praticar turismo de aventura é uma boa pedida para quem curte adrenalina e, principalmente o contato com a natureza.

A trilha do Morro de Chapéu é um exemplo de turismo de aventura na cidade de Paramirim, que permite o visitante desfrutar de atividades de caminhadas, escaladas, camping e meditação.

Dicas Finais

Não é seguro ir sozinho, se possível leve alguém que já conheça o lugar. Use roupa apropriada que deixem o corpo transpirar sem dificuldades, para isso recomenda-se o uso de calças ou bermudas de tactel, calças de ginástica, blusas de dry-fit ou tecidos sintéticos, tops, boné ou chapéu. Não esqueça também de levar água, protetor solar, e não esqueça o celular para casos de emergência, e para registrar belas fotografias. Saía cedo, de preferencia antes do sol nascer. A trilha tem 3,5 km de extensão e você levará em média 2 horas para ir e uma hora e meia para voltar.

Pedra do Gorila – Pico Morro de Chapéu

Aventureiros de Paramirim

Grupo Aventureiros de Paramirim, no dia 01 de maio de 2018 percorreu toda trilha com ajuda do guia João Luís Castro (exímio conhecedor do lugar).

Grupo Aventureiros de Paramirim

Foram eles:

  • João Luís Castro
  • Marcos Domicio
  • Marizete Castro
  • Elaine Marques
  • Mauro Sergio Cardoso
  • Ana Paula Marques
  • Michelle Vitória Rodrigues
  • João Carvalho
  • Luana Correia
  • Bruna Castro
  • Daniel Carvalho
Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha