Paramirim é uma cidade privilegiada pelas suas lindas paisagens serranas e em uma delas em especial está situada a famosa Pedra da Santana, que é uma referência nacional e internacional no campo da história
A Pedra da Santana é um dólmen brasileiro que está localizada na Serra da Santana, nas proximidades do povoado da Santana que fica cerca de 15 Km do município de Paramirim, Bahia.
Segundo a Wikipédia existem apenas três dólmens no Brasil, são eles:
- Padra da Santana – Paramirim, Bahia
- Pedras Grandes – Senador Pompeu, Ceará
- Pedra de Dólmen – Anicuns, Goiás
Não se tem notícia de quem e como a Pedra da Santana foi revelada ao mundo, mas é fato de que pesquisadores de diversas partes do mundo tem vindo ao seu encontro para tentar descobrir como um monumento pré-histórico pesando toneladas se formou naquela região.
Mas afinal de contas o que é um dólmen?
Dólmen é uma estrutura megalítica formada tipicamente a partir de uma grande laje de pedra horizontal apoiada em duas ou mais lajes verticais, (do grego mega, megalos = grande, e lithos = pedra). Essas construções são típicas dos povos da pré-história, correspondente ao período Neolítico que começou cerca de 10 mil anos a.C. e foi até mais ou menos o terceiro milênio a.C. Segundo alguns arqueólogos, os dólmens eram usados para rituais funerários ou pontos astronômicos, cuja tecnologia para construção muitas vezes é desconhecida.
Stonehenge é o dólmen mais conhecido do mundo, ele fica na Inglaterra. As pessoas ainda ficam intrigadas com um círculo de pedras enormes, algumas pesando até 50 toneladas. Cerca de 80 pilares de “pedra azul” foram transportados por mais de 380 quilômetros desde os montes Preseli, no País de Gales. Segundo o livro Mysteries of Mankind—Earth’s Unexplained Landmarks (Mistérios da Humanidade — Os Marcos Inexplicados da Terra), da National Geographic Society.
Como fazer a Trilha na Pedra da Santana?
Em Paramirim, pegue a BA-456, sentido a cidade de Caetité, há 15 km fica o povoado da Santana. Chegando no local deve deixar o veículo para seguir a caminhada. Utilize o nosso mapa nesta página para encontrar o ponto de partida. Há poucos metros você encontra a primeira cruz, é sinal de que está indo no rumo certo. Depois de passar por 14 cruzes você encontra um Cruzeiro, há poucos metros à frente estará a Pedra da Santana. Pessoas de diversas idades conseguem visitar o lugar, já que a trilha é razoavelmente fácil.
Turismo e Evento da Páscoa
Além do turismo histórico, o lugar proporciona diversas características favoráveis para a prática do ecoturismo e montanhismo. Na semana da páscoa é o período que a Pedra da Santana recebe o maior número de visitas, em especial na Sexta-feira da Paixão, onde fiéis católicos fazem um tipo de romaria celebrando a Via-Sacra até o Cruzeiro da Santana.
Piquenique na Pedra da Santana
Quem não ama fazer piquenique? Basta reunir os amigos num lugar bacana, dispor uma toalha sobre chão, providenciar umas guloseimas e pronto, está garantida a festa. Quando estiver em Paramirim não deixe de visitar a Pedra da Santana e fazer um belo piquenique!
Personagem da Trilha
Um cão com o nome de chocolate aprendeu o caminho com seu dono e leva visitantes até o ponto turístico.
Grupo Aventureiros de Paramirim
- Domingos Belarmino – Historiador
- Marcos Domicio – Fotógrafo
- Armando Moitinho – Guia
- Matheus Guilherme
- Amanda Moitinho
- Genesia Marques
- Elaine Marques
- Mauro Sergio
Lembre-se:
Não suba na Pedra da Santana, preserve o patrimônio histórico.