/* */

Trilha na Pedra da Santana (Paramirim, Bahia)

Infográfico da Trilha da Pedra da Santana de Paramirim

Paramirim é uma cidade privilegiada pelas suas lindas paisagens serranas e em uma delas em especial está situada a famosa Pedra da Santana, que é uma referência nacional e internacional no campo da história

A Pedra da Santana é um dólmen brasileiro que está localizada na Serra da Santana, nas proximidades do povoado da Santana que fica cerca de 15 Km do município de Paramirim, Bahia.

 Vilarejo da comunidade da Santana
Vilarejo da comunidade da Santana

Segundo a Wikipédia existem apenas três dólmens no Brasil, são eles:

  • Padra da Santana – Paramirim, Bahia
  • Pedras Grandes – Senador Pompeu, Ceará
  • Pedra de Dólmen – Anicuns, Goiás

Não se tem notícia de quem e como a Pedra da Santana foi revelada ao mundo, mas é fato de que pesquisadores de diversas partes do mundo tem vindo ao seu encontro para tentar descobrir como um monumento pré-histórico pesando toneladas se formou naquela região.

Mas afinal de contas o que é um dólmen?

Dólmen Pedra da Santana, Paramirim, Bahia
Dólmen Pedra da Santana, Paramirim, Bahia

Dólmen é uma estrutura megalítica formada tipicamente a partir de uma grande laje de pedra horizontal apoiada em duas ou mais lajes verticais, (do grego mega, megalos = grande, e lithos = pedra).  Essas construções são típicas dos povos da pré-história, correspondente ao período Neolítico que começou cerca de 10 mil anos a.C. e foi até mais ou menos o terceiro milênio a.C. Segundo alguns arqueólogos, os dólmens eram usados para rituais funerários ou pontos astronômicos, cuja tecnologia para construção muitas vezes é desconhecida.

Stonehenge é o dólmen mais conhecido do mundo, ele fica na Inglaterra. As pessoas ainda ficam intrigadas com um círculo de pedras enormes, algumas pesando até 50 toneladas. Cerca de 80 pilares de “pedra azul” foram transportados por mais de 380 quilômetros desde os montes Preseli, no País de Gales. Segundo o livro Mysteries of Mankind—Earth’s Unexplained Landmarks (Mistérios da Humanidade — Os Marcos Inexplicados da Terra), da National Geographic Society.

Dólmen Pedra da Santana, Paramirim, Bahia
Marcos Domicio e o Dólmen Pedra da Santana

Como fazer a Trilha na Pedra da Santana?

Em Paramirim, pegue a BA-456, sentido a cidade de Caetité, há 15 km fica o povoado da Santana. Chegando no local deve deixar o veículo para seguir a caminhada.  Utilize o nosso mapa nesta página para encontrar o ponto de partida. Há poucos metros você encontra a primeira cruz, é sinal de que está indo no rumo certo. Depois de passar por 14 cruzes você encontra um Cruzeiro, há poucos metros à frente estará a Pedra da Santana. Pessoas de diversas idades conseguem visitar o lugar, já que a trilha é razoavelmente fácil.

Pedra da Santana
Pedra da Santana
Um dos Pilares da Pedra da Santana
Um dos Pilares da Pedra da Santana

Turismo e Evento da Páscoa

Além do turismo histórico, o lugar proporciona diversas características favoráveis para a prática do ecoturismo e montanhismo. Na semana da páscoa é o período que a Pedra da Santana recebe o maior número de visitas, em especial na Sexta-feira da Paixão, onde fiéis católicos fazem um tipo de romaria celebrando a Via-Sacra até o Cruzeiro da Santana.

Cruzeiro da Serra da Santana, Paramirim, Bahia.
Cruzeiro da Serra da Santana

Piquenique na Pedra da Santana

Quem não ama fazer piquenique? Basta reunir os amigos num lugar bacana, dispor uma toalha sobre chão, providenciar umas guloseimas e pronto, está garantida a festa. Quando estiver em Paramirim não deixe de visitar a Pedra da Santana e fazer um belo piquenique!

 Piquenique na Pedra da Santana
Piquenique na Serra da Santana
Piquenique ao lado da Pedra da Santana
Piquenique ao lado da Pedra da Santana

Personagem da Trilha

Um cão com o nome de chocolate aprendeu o caminho com seu dono e leva visitantes até o ponto turístico. 

Grupo Aventureiros de Paramirim

Grupo Aventureiros de Paramirim na Pedra da Santana
Grupo Aventureiros de Paramirim na Pedra da Santana
  • Domingos Belarmino – Historiador
  • Marcos Domicio – Fotógrafo
  • Armando Moitinho – Guia
  • Matheus Guilherme
  • Amanda Moitinho
  • Genesia Marques
  • Elaine Marques
  • Mauro Sergio 

Lembre-se:

Não suba na Pedra da Santana, preserve o patrimônio histórico.

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha