O Mercado Municipal de Paramirim, também conhecido simplesmente como Feira livre de Paramirim, está localizado na praça Paulo Souto. Inaugurado em 23 de março de 2002, é um importante ícone, e ponto turístico da cidade de Paramirim, Bahia.
A feira livre é algo que todo brasileiro conhece há muito tempo e que faz parte da rotina das pequenas, médias e grandes cidades. É o maior supermercado dos municípios. Pertence ao povo e é administrado pelo poder municipal, pois é quem faz a limpeza após a realização.
Sua importância é vital para o comércio, possuindo uma área de 3,6 mil metros quadrados, cultura e favorecimento dos menos abastados, devido aos bons preços. A feira-livre de Paramirim é famosa pela sua diversidade em alimentos, gastronomia, artesanato, roupas e calçados.
Temperos e condimentos
Temperos, condimentos, especiarias e chás são dispostos em diversos saquinhos ou garrafas. Eles são os responsáveis pelo sabor especial da culinária nordestina.
Gastronomia
A praça de alimentação é bem diversa, contendo barracas de pastel, espetinho de carne e comidas típicas da região, como mocotó, buchada, sarapatel, galinha caipira e feijoada. É possível deliciar um cafezinho com pamonha, mingau de milho, requeijão,manteiga (caseira), queijo coalho e uma variedade de bolos e biscoitos.
Frutas
A maioria das frutas são de origem das cidades vizinhas e localidades de Paramirim. Entre elas estão manga, melancia, laranja pokan, coco, umbu, jaca etc. A depender da estação é possível encontrar frutas silvestres como pequi, jabuticaba, fruta-pão, graviola, jambo, cagaita, gabiroba etc.
Alimentos tradicionais
Os alimentos mais procurados pelos paramirinhenses: rapadura, batido, melaço de cana, cocada, tijolo, puxa, maxixe, feijão catador, farinha de mandioca, beiju de farinha, puba.
Artesanato
Artigos de couro, bordados, crochê, chapéu de palha, esteira de palha, cestas, peneiras e artesanatos de barro.
Açougue
Diversos tipos de carne como peixes, aves, carne de sol, carneiro, linguiça, carne de porco e toucinho.
Horário de funcionamento
Todas às sextas-feiras e sábados, sendo o sábado dia oficial da feira-livre.