/* */

Feira Livre de Paramirim

O Mercado Municipal de Paramirim, também conhecido simplesmente como Feira livre de Paramirim, está localizado na praça Paulo Souto. Inaugurado em 23 de março de 2002, é um importante ícone, e ponto turístico da cidade de Paramirim, Bahia.

A feira livre é algo que todo brasileiro conhece há muito tempo e que faz parte da rotina das pequenas, médias e grandes cidades. É o maior supermercado dos municípios. Pertence ao povo e é administrado pelo poder municipal, pois é quem faz a limpeza após a realização.

Sua importância é vital para o comércio, possuindo uma área de 3,6 mil metros quadrados, cultura e favorecimento dos menos abastados, devido aos bons preços. A feira-livre de Paramirim é famosa pela sua diversidade em alimentos, gastronomia, artesanato, roupas e calçados.

Temperos e condimentos

Temperos, condimentos, especiarias e chás são dispostos em diversos saquinhos ou garrafas. Eles são os responsáveis pelo sabor especial da culinária nordestina.

Temperos da feira livre de Paramirim
Temperos da feira livre de Paramirim

Gastronomia

A praça de alimentação é bem diversa, contendo barracas de pastel, espetinho de carne e comidas típicas da região, como mocotó, buchada, sarapatel, galinha caipira e feijoada. É possível deliciar um cafezinho com pamonha, mingau de milho, requeijão,manteiga (caseira), queijo coalho e uma variedade de bolos e biscoitos.

Diversos tipos de bolos, ximangos e xiringa da feira livre de Paramirim
Diversos tipos de bolos, ximangos e xiringa

Frutas

A maioria das frutas são de origem das cidades vizinhas e localidades de Paramirim. Entre elas estão manga, melancia, laranja pokan, coco, umbu, jaca etc. A depender da estação é possível encontrar frutas silvestres como pequi, jabuticaba, fruta-pão, graviola, jambo, cagaita, gabiroba etc.

Frutas fresquinhas da feira livre de Paramirim
Frutas fresquinhas da feira livre de Paramirim

Alimentos tradicionais

Os alimentos mais procurados pelos paramirinhenses: rapadura, batido, melaço de cana, cocada, tijolo, puxa, maxixe, feijão catador, farinha de mandioca, beiju de farinha, puba.

Requião tradicional do nordeste - Feira de Paramirim
Requião tradicional do nordeste

Artesanato

Artigos de couro, bordados, crochê, chapéu de palha, esteira de palha, cestas, peneiras e artesanatos de barro.

Artesanato de palha - Feira de Paramirim
Artesanato de palha – Feira de Paramirim
Artesanato de Barro -  Feira Livre de Paramirim
Artesanato de Barro

Açougue

Diversos tipos de carne como peixes, aves, carne de sol, carneiro, linguiça, carne de porco e toucinho.

Horário de funcionamento

Todas às sextas-feiras e sábados, sendo o sábado dia oficial da feira-livre.

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha