Lugares para visitar em Paramirim

Paramirim é uma cidade privilegiada por belas paisagens e lugares exóticos que despertam admiração e paixão pelos amantes da natureza.  Cercada por cordilheiras, rios e lagoas, é quase impossível não perceber a grandeza da sua diversidade por aqueles que aqui habitam.

Durante as estações do ano, sua paisagem passa por dois ciclos de transformação, entre as cores cinza e verde. Assim que inicia o período de estiagem que vai de julho até setembro, gradativamente a paisagem vai ficando cinza e enfraquecida.

Mas quando chega outubro, a expectativa do paramirinhense está na chegada das chuvas. É um período de esperança para aqueles que buscam seus sonhos na lavoura do campo e no movimento do comércio. Quando chega o final do ano a paisagem está verde, e a cidade mais bela para receber seus filhos e turistas.

Se você está em busca de lazer, trilhas, aventuras e acampamento. Fiz uma lista de sete lugares especiais para você visitar em Paramirim.

Balneário do Rio Paramirim

Visitar Paramirim e não visitar o balneário do Rio Paramirim é quase um pecado.  Seja de carro, a pé ou de bicicleta, é possível chegar até local em poucos minutos. Entre os atrativos estão piscinas naturais, quiosques, restaurantes, tirolesa e muito mais.  Temos um artigo especial falando sobre o balneário do Rio Paramirim.
Localização: 2,3 km de distância da área urbana de Paramirim.

Balneário do Rio Paramirim
Rio Paramirim no período de chuva

Barragem do Zabumbão

Você ama natureza e água? Então a Barragem do Zabumbão e um ótimo lugar! É possível nadar e caminhar em volta da barragem, ver a imensidão da água surgindo do horizonte.  Se você for até a cidade próxima, Érico Cardoso poderá contemplar a visão da água cortando o vale entres as serras.  Aproveite para ler o meu artigo com mais detalhes sobre a Barragem do Zabumbão.
Localização: 7 km de distância da área urbana de Paramirim.

Barragem do Zabumbão
Barragem do Zabumbão nos períodos de cheia entre janeiro e fevereiro

Lagoa de Paramirim

A orla da Lagoa de Paramirim é ideal para quem deseja praticar exercícios físicos ao ar livre e ao mesmo tempo contemplar a natureza. Os visitantes podem fazer caminhadas e aproveitar a ciclofaixa para passear de bike.  Além disso é possível observar a vida selvagem das aves aquáticas, desfrutar da paz enquanto ler um livro, ou mesmo praticar meditação. O trajeto tem aproximadamente 2,7 km de extensão e está sempre aberto ao público.

Localização: 1,3 km de distância do centro da cidade de Paramirim.

Lagoa de Paramirim
Lagoa de Paramirim

Serra do Cruzeiro

Você é do tipo que gosta de subir as montanhas? Então marque na sua agenda um dia para visitar a Serra do Cruzeiro. Mesmo com uma subida íngreme é possível ir de carro e bike, mas o grande prazer é fazer caminhada de escalagem até o cume de 910 m. Não se preocupe, todo esforço vai ser compensando por uma vista fantástica da cidade de Paramirim e da Barragem do Zabumbão.

Localização: 6,4 km de distância da área urbana.

Serra do Cruzeiro - Paramirim
Serra do Cruzeiro encoberta pelo nevoeiro

Morro da Estrela

Adoro fazer piquenique nas montanhas, acho que Zé Colmeia me inspirou quando eu era garoto (risos). O Morro da Estrela não é um parque como Yellowstone, mas sem dúvida é um lugar perfeito para fazer trilha, acampamento e piquenique. Seja dia ou noite, você vai poder se encantar com a vista de belas paisagens que cobre todo o vale do Paramirim, além de aproveitar vários mirantes para fazer selfie do alto da Barragem do Zabumbão. Veja as fotos Morro da Estrela.

 Localização: 2,1 km de distância da área urbana.

Morro da Estrela - Paramirim
Morro da Estrela

Serra do Catuaba

A Serra do Catuaba é uma das trilhas mais visitada entre o período de janeiro a março. Os visitantes tem oportunidade de contemplar cacheira, sitio arqueológico de pinturas rupestres, e as belas paisagens do serrado. No passado o lugar foi habitado por índios tapuios e explorado por garimpeiros.  Veja fotos da Trilha da Serra do Catuaba.

Localização: 5,88 Km de distância da área urbana.

Serra do Catuaba - Paramirim
Serra do Catuaba

Comunidade do Saco dos Bois

Por último, mas não menos importante, o Saco dos Bois é um dos meus lugares preferidos para visitar. É ideal para quem deseja refugio longe da civilização e junto à natureza. Um vilarejo com menos de 30 casas no vale das montanhas, onde habitam pessoas simples de uma cultura quase em extinção. Depois de algumas horas, você vai perceber  que fez uma viagem para o passado.

Se você gostou deste artigo e deseja sugerir outros lugares de Paramirim, deixe um comentário, estou ansioso para saber.

Saco dos Bois - Paramirim
Saco dos Bois
Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha