/* */

Passeio no Jardim Botânico de Curitiba

Hoje, 05 de outubro de 2018, o Jardim Botânico de Curitiba está completando 27 anos de fundação, como admirador e amante do paisagismo, gostaria de homenageá-lo neste post, compartilhando um pouco do que vi, quando estive visitando o mesmo no dia 08 de fevereiro de 2018.

Entrada do Jardim Botânico

Entrada do Jardim Botânico de Curitiba!
Entrada do Jardim Botânico de Curitiba!

Com o nome oficial de Jardim Botânico Maria Garfunkel Richbieter (em homenagem à urbanista que ajudou na modernização da capital do Paraná). O Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, considerado como seu principal Cartão Postal. Inaugurado no dia 05 de outubro de 1991, possui uma área de 178 mil m² de área verde. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.

Bem-vindos ao Jardim Botânico de Curitiba
Bem-vindos ao Jardim Botânico de Curitiba

Estátua Amor Materno

A estátua “Amor Materno”, do artista polonês João Zaco Paraná, é uma das atrações mais fotografada no Jardim Botânico. A obra leva os dizeres “Homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses que, geradoras da vida, dão alma à Curitiba Tricentenária”.

Estátua Amor Materno - Jardim Botânico
Estátua Amor Materno

Estufa Palácio de Cristal

Inspirada em um Palácio de Cristal de Londres do século 19 é considerado um dos maiores símbolos de Curitiba e cartão postal da cidade, sendo a estufa a principal atração do parque.

Estufa Palácio de Cristal do Jardim Botânico
A famosa estufa do Jardim Botânico de Curitiba (Palácio de Cristal)
Visão interna da estufa do Jardim Botânico
Visão interna da estufa
Fonte na estufa do Jardim Botânico
Fonte na estufa do Jardim Botânico

Jardim das Sensações

Jardim das Sensações
Jardim das Sensações

Inspirado nos jardins franceses e inaugurado em dezembro de 2008, o Jardim das Sensações é um espaço delimitado por cerca viva, com diversas flores, onde os sentimentos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas.

Lago do Jardim Botânico

Lago do Jardim Botânico
Lago do Jardim Botânico

O Lago do Jardim Botânico é um lugar perfeito para fazer um piquenique com a família e os amigos. Além disso, você pode praticar atividades como: curtir a natureza, relaxar, caminhar, meditar, ou até mesmo ler um bom livro,

Fauna e Flora do Jardim Botânico

Fauna e Flora do Jardim Botânico
Painel informativo sobre a vegetação de arbustos

Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40% de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986. O Jardim Botânico tem um grande potencial  no processo de educar através de experiências diretas com o mundo natural. Neste espaço tão especial, são ofertadas atividades de Educação Ambiental, principalmente para alunos de todas as redes de ensino, voltadas a preservação ambiental.

  • Área: 178.000 m2
  • Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
  • Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
Área urbana ao lado do Jardim Botânico
Área urbana ao lado do Jardim Botânico

Endereço e Horário

O Jardim Botânico de Curitiba está aberto todos os dias, a partir das 6h até o início da noite. A entrada é gratuita. As instalações do jardim incluem banheiros e uma lanchonete. O parque fica a menos de 5 km do centro da cidade e pode ser alcançado de táxi, aluguel de carro e ônibus. A ciclovia de Curitiba passa pelo jardim.

Endereço do Jardim Botânico: na Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski.

Links de referência

Terei o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Logo
Registrar Nova Conta
Redefinir Senha