Ícone do site Domicio Fotografias

Alpha Centauri brilha no céu de Paramirim

Paramirim - Estrela Alpha Centauri

Durante o mês de abril, o céu de Paramirim estará mais propício para a observação dos astros. Logo após às 22:00h, fique de olho no céu para apreciar a magnitude das estrelas, e se você tiver mais um pouco de paciência poderá ver a maravilhosa estrela Alpha Centauri. Ela deve surgir por volta de 01:00h na região leste.

A olho nu Alpha Centauri apresenta-se como uma estrela única de magnitude aparente -0,27, sendo a terceira estrela mais brilhante do céu, atrás de Sirius e Canopus, e a mais brilhante da constelação de Centaurus. Está no hemisfério celestial sul a uma declinação de quase -61°, portanto é visível de todo hemisfério sul, sendo circumpolar a sul do paralelo 29 S. No hemisfério norte só é visível a sul do paralelo 29 N. Sua data de culminação às 21h é 8 de junho e à meia-noite é 24 de abril.

O que é Alpha Centauri?

Alpha Centauri

Alpha Centauri é um sistema estelar triplo, sendo a estrela mais próxima de nós depois do próprio sol. Ela é fácil de ser localizada nos céus austrais, fica ao lado do Cruzeiro do Sul e, junto com a estrela Beta Centauri, forma as guardiãs do cruzeiro. Alpha Centauri A é maior que o solo e bem mais luminosa, enquanto a Alpha Centauri B é um pouco menor e mais fria. A órbita destas estrelas ao redor do centro de massa comum leva quase 80 anos terrestres! Enquanto isso, a Próxima Centauri se encontra um pouquinha mais próxima, mas não é visível à olho nu, pois ela é a menorzinha dos três irmãos.

Exploração da Alpha Centauri

O projeto Starshot, liderado pelo cientista britânico Stephen Hawking e pelo bilionário russo Yuri Milner, pretende levar uma espaçonave de tamanho pequena, impulsionada por laser, a uma velocidade a 20{dd5a37ff90d571b02fa5cb104ac4647bf7344d2642d78478d91e09c18af95e70} da velocidade da luz, para visitar o sistema Alpha Centauri.

Mais informações sobre Alpha Centauri

Sair da versão mobile