Pontos Turísticos Rios do Brasil Viagem & Turismo

Conheça o Balneário do Rio Paramirim

O Balneário do Rio Paramirim é o ponto turístico mais visitado da cidade de Paramirim. Um cenário tropical reconhecido pela sua beleza natural. Localizado a poucos minutos do centro da cidade, é possível desfrutar de banhos no açude, piscina, e praticar atividades esportivas, tudo de forma gratuita. O lugar também conta com restaurantes e quiosque de comida típica. Durante o período de carnaval, o balneário recebe o maior número de turistas vindo de diversas partes do Brasil.

Açude do Rio Paramirim
Açude Balneário Rio Paramirim

Nascente do Rio Paramirim

O Rio Paramirim nasce nos contrafortes das Serras das Almas, Preto e Pau Amarelo, pertencentes ao complexo geomorfológico da Chapada Diamantina, a uma altitude aproximada de 1.000 a 1.600 metros em relação ao nível do mar (SRH-BA, 2000). Suas cabeceiras localizam-se nos municípios de Paramirim, Érico Cardoso e Caturama, com área de 21.952 km². Desemboca na margem direita do Baixo-Médio São Francisco em território pertencente ao Município de Morpará.

Piscina do Balneário Rio Paramirim
Piscina do Balneário

Municípios banhados pelo Rio Paramirim

Ao longo do seu curso, o Rio Paramirim corta os municípios de: Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Morpará, servindo entre alguns deles de marco divisório natural. Banha as cidades de Érico Cardoso, Paramirim e Caturama (Margem esquerda), Rio do Pires e Ibipitanga (Margem Direita), todos descendo o seu itinerário.

Balneário do Rio Paramirim
Açude do Rio Paramirim

Açudes do Rio Paramirim

Ao longo do seu curso, as águas do Paramirim são represadas por numerosos açudes de madeira, formando pequenos lagos que favorecem a irrigação das terras laterais ao rio.

Balneário do Rio Paramirim
Parte inferior do Balneário

Economia

O rio Paramirim tem uma grande importância no desenvolvimento econômico da região. Por causa da sua localização no semiárido nordestino, ele é uma das poucas fontes de água potável para uma grande quantidade de pessoas. Representa um braço forte para exploração das terras, alavancando a agricultura e a pecuária.

Balneário do Rio Paramirim
Parte superior do Balneário

Sua importância se ressalta ao longo dos anos, como um sustentáculo à agricultura e uma garantia para fixação do homem ao seu habitat natural.

Turismo, lazer e muita diversão

A partir dos anos noventa, o carnaval de Paramirim acrescentou ao seu circuito de rua mais uma opção de lazer. O Balneário Rio Paramirim passa a ser o “Point” do encontro dos foliões durante o dia para curtir a ressaca. Os administradores dos anos seguintes percebendo que a alternativa era satisfatória passaram a investir na sua infraestrutura construindo suportes para subsidiar a folia.

Carnaval no Balneário Paramirim

Em diversos destinos turísticos os recursos hídricos ainda são os principais elementos de potencialidade e atração turística. O Balneário do Rio Paramirim é um deles.

Comida típica, petiscos e coco verde

Peixe Frito servido no Rio Paramirim
No Rio Paramirim você encontra várias comidas típicas, entre elas o popular peixe frito

O que está disponível no Balneário do Rio Paramirim

  • Área de esporte para jogos de vôlei
  • Barracas e Restaurantes
  • Piscina natural para Banhistas
  • Estacionamento público
  • Banheiro público
  • Passarela

Quando estiver em Paramirim, não deixe de visitar o Balneário do Rio Paramirim para desfrutar desse inigualável paraíso natural.

Foto aérea do Balneário do Rio Paramirim
Balneário do Rio Paramirim – Foto: Beto Silva
Balneário Rio Paramirim

Um pouco da sua história

Sua história é muito antiga, remonta-se a época em que a cidade era um simples arraial, ou quem sabe, bem antes disso. A iniciativa de sua construção pertence aos primeiros proprietários das terras adjacentes, provavelmente, descendentes e herdeiros diretos da Fazenda do Arraial, da qual se desmembrou todas as glebas circundantes repartidas de geração a geração. Sua finalidade original era apenas o represamento das águas do Paramirim para finalidades agrícolas, a dessedentação dos rebanhos e o consumo humano.

Pelas suas derivações laterais são irrigadas por inundação várias propriedades, dentre as quais, os sítios, Mangueira, Caraíbas, Manga do Engrenho e Arraial de Baixo, onde se pratica o cultivo de frutas, hortaliças, legumes e cereais, além da criação de bovinos para o abate e a produção do leite.

Baiano natural da cidade de Paramirim. Através da fotografia descubro novos olhares, lugares e significados. Meu caminho segue na direção da Natureza, em busca de contemplação e magia. Sou um nômade digital que adora ensinar e aprender coisas novas sobre o universo da informática.

2 Comentários

  • Carmem Alcântara 6 de julho de 2022

    Estou paralisada nessas fotografias, sem dúvidas nenhuma, é um verdadeiro espetáculo da natureza, juntamente com um excelente enquadramento do fotógrafo! Parabéns Marcos, pelo seu excelente trabalho!!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • Marcos Domicio 21 de julho de 2022

      Oi Carmem! Fiquei muito feliz em receber seu comentário. Seus elogios são motivadores. Muito obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X