Hoje, 05 de outubro de 2018, o Jardim Botânico de Curitiba está completando 27 anos de fundação, como admirador e amante do paisagismo, gostaria de homenageá-lo neste post, compartilhando um pouco do que vi, quando estive visitando o mesmo no dia 08 de fevereiro de 2018.
Entrada do Jardim Botânico
Com o nome oficial de Jardim Botânico Maria Garfunkel Richbieter (em homenagem à urbanista que ajudou na modernização da capital do Paraná). O Jardim Botânico é um dos principais pontos turísticos da cidade de Curitiba, considerado como seu principal Cartão Postal. Inaugurado no dia 05 de outubro de 1991, possui uma área de 178 mil m² de área verde. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.
Estátua Amor Materno
A estátua “Amor Materno”, do artista polonês João Zaco Paraná, é uma das atrações mais fotografada no Jardim Botânico. A obra leva os dizeres “Homenagem da comunidade polonesa a todas as mães paranaenses que, geradoras da vida, dão alma à Curitiba Tricentenária”.
Estufa Palácio de Cristal
Inspirada em um Palácio de Cristal de Londres do século 19 é considerado um dos maiores símbolos de Curitiba e cartão postal da cidade, sendo a estufa a principal atração do parque.
Jardim das Sensações
Inspirado nos jardins franceses e inaugurado em dezembro de 2008, o Jardim das Sensações é um espaço delimitado por cerca viva, com diversas flores, onde os sentimentos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas.
Lago do Jardim Botânico
O Lago do Jardim Botânico é um lugar perfeito para fazer um piquenique com a família e os amigos. Além disso, você pode praticar atividades como: curtir a natureza, relaxar, caminhar, meditar, ou até mesmo ler um bom livro,
Fauna e Flora do Jardim Botânico
Dos seus 178 mil metros quadrados, mais de 40{dd5a37ff90d571b02fa5cb104ac4647bf7344d2642d78478d91e09c18af95e70} de sua área total corresponde a um Bosque de Preservação Permanente, conforme a Lei Municipal nº 62 de 1986. O Jardim Botânico tem um grande potencial no processo de educar através de experiências diretas com o mundo natural. Neste espaço tão especial, são ofertadas atividades de Educação Ambiental, principalmente para alunos de todas as redes de ensino, voltadas a preservação ambiental.
- Área: 178.000 m2
- Fauna: Gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiá-laranjeira, sabiá-cavaleiro, sanhaço, pomba asa-branca, chupim e gralha-picaça.
- Flora: Araucária, imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, pitangueira, bromélias e orquídeas.
Endereço e Horário
O Jardim Botânico de Curitiba está aberto todos os dias, a partir das 6h até o início da noite. A entrada é gratuita. As instalações do jardim incluem banheiros e uma lanchonete. O parque fica a menos de 5 km do centro da cidade e pode ser alcançado de táxi, aluguel de carro e ônibus. A ciclovia de Curitiba passa pelo jardim.
Endereço do Jardim Botânico: na Av. Professor Lothario Meissner x Rua Engenheiro Ostoja Roguski.