O Balneário do Rio Paramirim é o ponto turístico mais visitado da cidade de Paramirim. Um cenário tropical reconhecido pela sua beleza natural. Localizado a poucos minutos do centro da cidade, é possível desfrutar de banhos no açude, piscina, e praticar atividades esportivas, tudo de forma gratuita. O lugar também conta com restaurantes e quiosque de comida típica. Durante o período de carnaval, o balneário recebe o maior número de turistas vindo de diversas partes do Brasil.
Nascente do Rio Paramirim
O Rio Paramirim nasce nos contrafortes das Serras das Almas, Preto e Pau Amarelo, pertencentes ao complexo geomorfológico da Chapada Diamantina, a uma altitude aproximada de 1.000 a 1.600 metros em relação ao nível do mar (SRH-BA, 2000). Suas cabeceiras localizam-se nos municípios de Paramirim, Érico Cardoso e Caturama, com área de 21.952 km². Desemboca na margem direita do Baixo-Médio São Francisco em território pertencente ao Município de Morpará.
Municípios banhados pelo Rio Paramirim
Ao longo do seu curso, o Rio Paramirim corta os municípios de: Érico Cardoso, Paramirim, Caturama, Rio do Pires, Ibipitanga, Macaúbas, Boquira, Oliveira dos Brejinhos e Morpará, servindo entre alguns deles de marco divisório natural. Banha as cidades de Érico Cardoso, Paramirim e Caturama (Margem esquerda), Rio do Pires e Ibipitanga (Margem Direita), todos descendo o seu itinerário.
Açudes do Rio Paramirim
Ao longo do seu curso, as águas do Paramirim são represadas por numerosos açudes de madeira, formando pequenos lagos que favorecem a irrigação das terras laterais ao rio.
Economia
O rio Paramirim tem uma grande importância no desenvolvimento econômico da região. Por causa da sua localização no semiárido nordestino, ele é uma das poucas fontes de água potável para uma grande quantidade de pessoas. Representa um braço forte para exploração das terras, alavancando a agricultura e a pecuária.
Sua importância se ressalta ao longo dos anos, como um sustentáculo à agricultura e uma garantia para fixação do homem ao seu habitat natural.
Turismo, lazer e muita diversão
A partir dos anos noventa, o carnaval de Paramirim acrescentou ao seu circuito de rua mais uma opção de lazer. O Balneário Rio Paramirim passa a ser o “Point” do encontro dos foliões durante o dia para curtir a ressaca. Os administradores dos anos seguintes percebendo que a alternativa era satisfatória passaram a investir na sua infraestrutura construindo suportes para subsidiar a folia.
Em diversos destinos turísticos os recursos hídricos ainda são os principais elementos de potencialidade e atração turística. O Balneário do Rio Paramirim é um deles.
Comida típica, petiscos e coco verde
O que está disponível no Balneário do Rio Paramirim
- Área de esporte para jogos de vôlei
- Barracas e Restaurantes
- Piscina natural para Banhistas
- Estacionamento público
- Banheiro público
- Passarela
Quando estiver em Paramirim, não deixe de visitar o Balneário do Rio Paramirim para desfrutar desse inigualável paraíso natural.
Um pouco da sua história
Sua história é muito antiga, remonta-se a época em que a cidade era um simples arraial, ou quem sabe, bem antes disso. A iniciativa de sua construção pertence aos primeiros proprietários das terras adjacentes, provavelmente, descendentes e herdeiros diretos da Fazenda do Arraial, da qual se desmembrou todas as glebas circundantes repartidas de geração a geração. Sua finalidade original era apenas o represamento das águas do Paramirim para finalidades agrícolas, a dessedentação dos rebanhos e o consumo humano.
Pelas suas derivações laterais são irrigadas por inundação várias propriedades, dentre as quais, os sítios, Mangueira, Caraíbas, Manga do Engrenho e Arraial de Baixo, onde se pratica o cultivo de frutas, hortaliças, legumes e cereais, além da criação de bovinos para o abate e a produção do leite.
2 Comentários