O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril no Brasil. Esta data foi criada com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.
A cidade de Paramirim está localizada no centro-sul da Bahia, é um belo exemplo de lugar onde se tem uma rica vegetação da Caatinga e do Cerrado, principalmente nas regiões serranas. Nos últimos anos tenho percorrido pela região no intuito de fotografar a beleza exuberante desse tipo de vegetação.
Abaixo você confere algumas fotografias da vegetação da caatinga e do Cerrado predominante na cidade de Paramirim. As fotos foram feitas nos seguintes lugares: Serra do Cruzeiro, Serrado do Catuaba, Serra da Santana, Saco dos Bois e Noruega.
A vegetação da caatinga
A caatinga é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana-estépica.
No idioma tupi, Caatinga quer dizer Mata Branca, referência à vegetação sem folhas que predomina durante a época de seca.