Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Notícias

Fotos da Caatinga e Cerrado de Paramirim

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril no Brasil. Esta data foi criada com o intuito de não apenas homenagear este bioma único, mas também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A cidade de Paramirim está localizada no centro-sul da Bahia, é um belo exemplo de lugar onde se tem uma rica vegetação da Caatinga e do Cerrado, principalmente nas regiões serranas. Nos últimos anos tenho percorrido pela região no intuito de fotografar a beleza exuberante desse tipo de vegetação.

Abaixo você confere algumas fotografias da vegetação da caatinga e do Cerrado predominante na cidade de Paramirim. As fotos foram feitas nos seguintes lugares: Serra do Cruzeiro, Serrado do Catuaba, Serra da Santana, Saco dos Bois e Noruega.

A vegetação da caatinga

A caatinga é o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vêm revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos. Do ponto de vista da vegetação, a região da caatinga é classificada como savana-estépica.

Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Cactus – Serra do Cruzeiro de Paramirim

No idioma tupi, Caatinga quer dizer Mata Branca, referência à vegetação sem folhas que predomina durante a época de seca.

Cansanção Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Planta Cansanção
Quiabento Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Quiabento (Pereskia Zehntneri)
Jatobá Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Jatobá
Umbuzeiro Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Umbuzeiro
Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Vegetação do Cerrado
Cactus Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Cactus da Caatinga
Vegetação Caatinga e Cerrado de Paramirim
Vegetação do Cerrado

Mais fotografias sobre a Caatinga de Paramirim

Baiano natural da cidade de Paramirim. Através da fotografia descubro novos olhares, lugares e significados. Meu caminho segue na direção da Natureza, em busca de contemplação e magia. Sou um nômade digital que adora ensinar e aprender coisas novas sobre o universo da informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X