Trilhas e Passeios

Acampamento no Poço da Espingarda

Infográfico - acampamento  no Poço da Espingarda

O que significa estar no acampamento?

Acampamento no Poço da Espingarda

Acampar é o refúgio ideal porque você pode personalizar sua viagem para atender às suas necessidades, desejos e nível de experiência. Esteja você em busca de um retiro relaxante no bosque ou uma fuga cheia de adrenalina, você pode encontrá-lo ao ar livre.

Desde criança sempre tive o desejo de acampar, sempre me senti conectado coma a natureza. Mas só agora tomei coragem para sair da minha zona de conforto e escrever minha própria história. Com isso em mente, começamos formar um grupo e organizar as ideias para essa aventura.

Sentar ao redor da fogueira é uma das maneiras mais relaxantes de aproveitar o ar livre. Por que você não adoraria fazer isso com seus amigos? Mas se você não cresceu com essa experiência, a ideia de se afastar da civilização pode ser intimidante. Algumas pessoas hesitam em desistir de suas camas por uma noite dormindo sob as estrelas e não têm o equipamento ou o conhecimento para se sentirem confortáveis, mas não se desespere, nós estamos aqui para guiá-lo.

Trilha para o Poço da Espingarda

O Poço da Espingarda foi uma sugestão da amiga Elaine. Ela foi a responsável por conectar os membros do Grupo de Aventureiros de Paramirim, e organizar várias etapas dessa aventura. Também tivemos uma grande colaboração do amigo Flávio (Piu), o nosso guia e instrutor de acampamento.

No dia 28 de julho (sábado), às 15:20, partimos da avenida Botuporã, em Paramirim, passando pelos pontos turísticos Balneário Rio Paramirim e Barragem do Zabumbão. Fizemos uma breve parada na cidade de Érico Cardoso, e por volta das 17:00, chegamos ao nosso destino.

Onde fica o Poço da Espingarda?

Poço da Espingarda é uma pequena piscina natural, que fica situada dentro de um vale. Sua localização fica a cerca de 7 km da cidade de Érico Cardoso, estado da Bahia. Suas águas são afluentes do Rio Paramirim, à sua volta se forma uma pequena orla com areia e árvores, ideal para fazer pescaria, piqueniques e acampamentos.

Poço da Espingarda
Poço da Espingarda, Érico Cardoso, Bahia
Poço da Espingarda
Poço da Espingarda, Érico Cardoso, Bahia

O lugar é paradisíaco, sem vestígios de civilização, sem energia elétrica e sem sinal de celular. Para quem vai de carro é preciso estacionar à beira da estrada cerca de 200 m do local. Abaixo das árvores existe uma mureta de cimento que serve de balcão para preparar refeições.

Dicas de acampamento

Mesmo se você for a mais urbana das criaturas, o desejo de sair da cidade para acampar pode dominar sua imaginação a qualquer momento. Se você está pensando em acampar com um carro pela primeira vez, mas também acha que o equipamento e a preparação são um pouco desanimadores, aqui vão algumas dicas para obter sucesso.

  1. Para economizar dinheiro, peça emprestado ou alugue equipamentos caros.
  2. Para maximizar seu conforto, leve sempre roupas adequadas para frio e chuva.
  3. Para satisfazer sua fome movida a ar puro, traga bastante comida.
  4. Para manter suas opções em aberto, acampe perto de casa. (Não há vergonha em desistir se surgirem problemas.)
  5. Para garantir uma boa primeira impressão, adie o acampamento se a previsão do tempo estiver péssima.
  6. Para ter certeza de deixar uma boa impressão para aqueles que vierem depois de você, certifique-se de seguir
  7. Não deixe rastros.
Acampamento no Poço da Espingarda
Acampamento no Poço da Espingarda

Equipamentos básicos para acampamento

  • Barraca (tenda)
  • Colchonete para dormir
  • Travesseiro
  • Luz de Emergência (opcional)
  • Aparelho de som (Opcional)
  • Rede (Opcional)
  • Galão de Água
  • Roupas de Frio
  • Saco de dormir (opcional)
  • Artigos de higiene pessoal
  • Fogareiro
  • Botijão
  • Grelha
  • Dominó (Opcional)
  • Violão (Opcional)
  • Vara de Pescar (Opcional)
Rochedo do Poço da Espingarda
Rochedo do Poço da Espingarda

Contemplando o pôr do sol nas montanhas

Pôr do Sol no Poço da Espingarda

O sol está indo embora, e a sensação de que estamos no meio do mato vai ficando cada vez mais evidente, no horizonte a nossa frente é possível ver luz tocando suavemente nas árvores e montanhas. Olhando para trás, vem a sombra cobrindo toda floresta. E quando o último minuto do dia se vai, é quando as emoções do acampamento começa acontecer.

Noite de Lua Cheia

A tão esperada noite chegou, debaixo das árvores sob a luz do lampião, as mulheres preparam um delicioso jantar de galinha caipira com arroz e churrasco. Fazer uma refeição no meio do mato tem um sabor especial, o olfato e o paladar ficam mais aguçados, é uma sensação de liberdade, diferente daquela que estamos acostumados em um ambiente casual.

A fogueira já está acessa, todos estão alegres e se divertindo na areia. É difícil não olhar para o céu, quando tem tantas estrelas para se observar. No meio das árvores, luzes flamejantes vão surgindo com o vai e vem dos vaga-lumes, não existe barulho, o único som que se escuta são águas do rio caindo sobre as pedras.

E assim a noite foi seguindo com os amigos em volta da fogueira compartilhando suas histórias sobre diversos temas, bebendo, sorrindo e jogando dominó. Assim que a lua cheia raiou, o poço da espingarda ficou iluminado, e muitos aproveitaram o momento para se banhar.

Noite de acampamento no Poço da Espingarda
Amigos curtindo a noite de acampamento em volta da fogueira
Noite de Lua Cheia no Poço na Espingarda
Lua cheia sob o Poço da espingarda

Acordando no meio da floresta

Acampamento no Poço da Espingarda
Acordar dia de domingo em um acampamento

Como vim parar aqui? Eu olho em volta e tento me orientar. Ainda estou extremamente confuso…

Ao acordar, vejo uma infinidade de belas árvores. O ambiente está repleto de arbustos e plantas verdes exuberantes. Sinto o cheiro de relva por todos os lados. De repente cresceu em mim uma vontade enorme de sair e explorar o vale.

O sol estava começando raiar, desci até o rio e comecei a seguir o seu leito, o som das águas me acalmava, mas ao mesmo tempo, me deixava apreensivo com o que poderia encontrar pela frente. É difícil se equilibrar nas pedras com uma câmera na mão, já levei muitos tombos fazendo este tipo acrobacia. A cada passo que eu adentrava no rio, um novo cenário surgia diante dos meus olhos, me senti envolvido por uma atmosfera radiante como eu nunca tinha me sentido antes. A empolgação era tão grande, que eu não parava de fotografar, a paisagem me lembrava dos contos de histórias, de lugares imaginários onde mora as mais belas fantasias.

Paisagem do Poço da Espingarda
Paisagem do Poço da Espingarda
Paisagem do Poço da Espingarda
Estrada do Poço da Espingarda

Café da manhã com perfume do campo

O café baiano é famoso por ser reforçado: é uma refeição e tanto para começar o dia bem alimentado. E mesmo longe de casa, não ficamos sem as nossas guloseimas. As mulheres prepararam uma refeição digna de um rei. No cardápio estava presente cuscuz, milho-verde, bolo de milho, bolo de chocolate, xiringa, empada etc.

Café da manhã no acampamento
Preparando cuscuz para o café da manhã
Piquenique - Café da manhã no acampamento
Piquenique – Café da manhã

Coisas divertidas para fazer durante o acampamento

Acampar é uma oportunidade para diversão e atividades sérias. Além disso, é uma experiência que você pode personalizar conforme os interesses da sua família com base na estação do ano e para onde você está indo.

Existem inúmeras coisas emocionantes que você pode fazer em seu acampamento, ainda mais se estiver perto de um lago, rio, piscina ou outro curso de água.

  • Balançar em uma rede
  • Observe as árvores soprando na brisa
  • Escute a natureza
  • Tire muitas sonecas
  • Sonhe acordado e deixe sua mente vagar
  • Observação de pássaros
  • Leia livros e revistas
  • Jogos de cartas
  • Jogos de tabuleiro
  • Tocar violão
  • Pescaria
  • Natação
  • Fotografar
Dominó no  acampamento no Poço da Espingarda
Pescando no Poço da Espingarda

Sem dúvida, o Poço da Espingarda é um lugar que vale a pena visitar, e pode ser considerado uma importante referência de turismo para a cidade de Érico Cardoso.

Turma do acampamento

Grupo Aventureiro de Paramirim
Grupo Aventureiros de Paramirim

A minha experiência em acampar foi maravilhosa, é claro que sempre surgem alguns imprevistos, mas isso faz parte da aventura. Os momentos incríveis que eu passei ao lado de amigos as margens do rio ficarão para sempre nas lembranças. Espero que você agora se sinta mais seguro para acampar, conte nos como foi a sua experiência, e dicas de lugares para acampar.

Veja também lugares para acampar em Paramirim

Baiano natural da cidade de Paramirim. Através da fotografia descubro novos olhares, lugares e significados. Meu caminho segue na direção da Natureza, em busca de contemplação e magia. Sou um nômade digital que adora ensinar e aprender coisas novas sobre o universo da informática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X